segunda-feira, 31 de agosto de 2009

QUESTIONÁRIO (Após responder as perguntas nos comentários, colocar o nome e a escola a qual pertence)

1. Quais são as principais dificuldades e dúvidas pontuais que os professores de Língua Inglesa encontram em relação ao currículo e a avaliação?

2. Considerando o verdadeiro contexto de nossos alunos e a não linearidade da aplicabilidade dos cadernos, como você desenvolve, abrange e aprofunda os conteúdos da proposta curricular?

11 comentários:

  1. EE "Padre Simon Switzar" PCP - Ensino Médio

    1) O nível da Proposta Curricular do Estado de São Paulo está muito avançada para o conhecimento dos nossos akunos, tendo de fazer muitas adaptações com os temas propostos para aplicar aos alunos de forma que todos consigam entender e aprender.

    2) O conteúdo é aplicado de forma diferenciada, fazendo adaptações na forma de aplicar o conteúdo proposto, trazendo as habilidades já desenvolvidas pelos alunos.

    ResponderExcluir
  2. 1. As principais dificuldades encontradas em sala de aula são o desinteresse e o pouco conhecimento de muitos educandos no estudo do idioma porque julgam não precisar dele ou já dizem ter muita limitação em aprender a estrutura de uma língua estrangeira. Consequentemente nós nos barramos no método de ensino do inglês porque as apostilas, na opinião dos alunos, fornecem exercícios que estão fora da realidade deles. A partir desse motivo, procuramos fazer adaptações para que os aprendizes possam nos conceder um retorno quanto à apreensão do conteúdo já explanado.

    2. Procuro, em primeiro lugar, aplicar exercícios de vocabulário para que depois, possa exigir as atividades propostas pelas apostilas. Isso é necessário para que os educandos aprendam as palavras novas do texto e simultaneamente relembrem o vocabulário já aprendido em Situaçoes de Aprendizagem anteriores. Por meio dessa aplicabilidade, sempre ressalto, nesse caso, o reconhecimento de palavras cognatas ao nosso português. Aprofundo e procuro abranger os conteúdos por meio do uso de recursos materiais extras como: livros de gramática, dicionários monolíngues e mais a criação de exercícios extras para aperfeiçoar e enriquecer a aprendizagem dos conteúdos da proposta curricular.
    Alessandra R. Yabe
    E.E.Édina Álvares Barbosa

    ResponderExcluir
  3. Prof. José E.E. Marcelo Tadeu
    A proposta a meu ver não esta de acordo com a realidade de nossos alunos, principalmente o vol.2, muitas atividades onde se tem que ser usado internet e pesquisa, na escola que trabalho os alunos são muito carentes e não tem esses acessos, então ha a necessidade de varias adaptações, com isso o conteudo se arrasta pois tudo tem que ser passado pelo prof. não ha da parte dos educandos um conhecimento previo para a interaçõa nas aulas

    ResponderExcluir
  4. Prof. José E.E. Marcelo Tadeu
    tenho desenvolvido as atividades de acordo com o conhecimento dos alunos, procuro além do conteudo dos cadernos trazer atividades para fixação, com desenhos e dialogos referente ao ambiente deles, alem da conversa diaria e apresentação de vocabulario que é uma das principais dificuldades encontarda para as realoização das atividades.

    ResponderExcluir
  5. Em resposta as perguntas feitas pela PCOP - Lingua Inglesa Lilian Mello Martins, e de acordo com o comunicado 206/2009, a ESCOLA ESTADUAL CONDOMINIO RESIDENCIAL VILLAGE informa de acordo com o PEDIDO, as Respostas dadas pela professora FERNANDA SANTOS BELO que ministra aulas de Inglês nesta Unidade Escolar: 1- Os alunos são interessados e oralmente há boa fluição, já que há também um comprometimento de todos em diversificar as aulas.

    O caderno do aluno aborda textos e temas interessantes, porém o tempo determinado na própria apostila é curto para o desenvolvimento total na aprendizagem do aluno, portanto, na minha opinião as principais deificuldades é em relação ao tempo determinado de cada aula. 2- Contextualizando as Atividades com o cotidiano dos alunos e aproximando o máximo possível a linguagem de maneira que eles entendam, associem e construam seu aprendizado aplicando atividades diferenciadas tendo como apoio além do caderno dos alunos/professor, livros didáticos e paradidáticos, jornais, revistas e qualquer outra fonte de informação.

    ResponderExcluir
  6. 09 de Setembro de 2009 18:02
    Uma das principais dificuldades encontradas quanto ao currículo, o conteúdo a ser transmitido, está no fato de muitas vezes a salas serem super lotadas, impedindo assim que possamos dar uma maior atenção aos alunos que apresentam maior dificuldade.
    Quanto aos temas das apostilas, os alunos do ensino fundamental tem gostado e achado bem interessantes. Já no ensino médio os alunos tem tido mais dificuldade e não tem se indentificado muito com os assuntos.

    Tenho procurado na medida do possível adaptar os cadernos para a realidade dos nossos alunos e também utilizar outros meios de comunicação como música, filme e outros.

    PROF. Wantuir dos Reis Mariano
    E.E. Pe. Eustáquio

    ResponderExcluir
  7. EE. EUGÊNIO VICTÓRIO DELIBERATO

    1- A principal dificuldade é o fato de o aluno chegar a 5ª série sem nunca ter freqüentado aulas da disciplina citada, o que acarreta a falta de pré-requisitos necessários para a compreensão e desenvolvimento do complexo currículo proposto, obrigando a pronta adaptação desse conteúdo para a realidade cotidiana do educando, considerando seu conhecimento de mundo em todo esse processo de ensino aprendizagem em uma avaliação contínua e progressiva.
    Observa-se que o numero de aulas semanais é insuficiente para o pleno desenvolvimento de todo o conteúdo proposto.
    2- Trabalhamos através de atividades continuas, valorizando a integração e o companheirismo do aluno (duplas e grupos) sempre adequando a realidade contextual do aluno.

    ResponderExcluir
  8. 1) Quanto ao currículo não há dificuldades, entretanto, quanto a avaliação, os alunos têm dificuldades na escrita, compreensão dos textos o que leva o professor a ler a avaliação e assim, indicar as respostas das questões. Outro problema é a dificuldade de reproduzir as avaliações devido ao custo com cópias, pois o tempo é escasso para que os alunos copiem as copiem da lousa.

    2) desenvolvo com discussão em sala, fazendo com que o aluno entenda que o idioma está presente no seu dia a dia e aprofundo solicitando pesquisas sobre assuntos pontuais.

    Professor Joas Inácio Sales
    E.E. Dr. Ervin Horvath

    ResponderExcluir
  9. EE PARQUE PIRATININGA II
    PROFESSORES: ANDRÉIA DOMENI E FERNANDO

    1-
    A principal dificuldade que encontramos em sala de aula em relação ao CURRÍCULO é a aplicação de alguns exercícios que subentendem que o aluno já tenha um conhecimento dos conteúdos das séries anteriores. Sendo assim, a retomada de conteúdos são bastante nas aulas.
    Quanto a AVALIAÇÃO, esta é realizada periodicamente de acordo com o aproveitamento do educando.


    2- Considerando a realidade do aprendizado de nossos alunos, as aulas são preparadas obedecendo o conteúdo do currículo, porém, adequando-o de acordo com a dificuldade de cada grupo.
    A proposta apresentada no currículo enfatiza a interpretação (leitura) de textos, mas encontramos exercícios gramaticais onde temos que aprofundar o conteúdo com atividades complementares.
    Outra questão que é relevante, é o extenso conteúdo bimestral que dificulta o detalhamento e práticas que foquem o desenvolvimento de habilidades e competências tão necessárias.

    ResponderExcluir
  10. 1- Dúvidas não encontro, mas dificuldades em relçao aos pré-requisitos. Algumas atividades precisam de conhecimentos anteriores. Acredito que um vocabulário iria ajudá-los bastante ou um "feedback". Outra coisa é a questão do "Homework". Deveria constar explicações sobre os exercícios ou as respostas, para que pudessem fazê-los por si só. Da forma que está colocado é uma atividade normal; precisamos explicá-las e corrigi-las.
    2- Quando é preciso explicar determinados conteúdos, explico. Quando percebo que não houve compreensão de alguma atividade, retomo a mesma e elaboro exercícios.
    Profa. Eliana Ma. Cunha Bento
    EE. Estância Paraíso

    ResponderExcluir
  11. Prof. Elia Regina Matias
    EE Jd. Itaquá

    1- O material é muito rico em conteúdo e imagens, porem no inicio foi muito complicado trabalhar com alunos de 5ª série, pois era o primeiro contato com outra lingua e alguns tem dificuldades na escrita e leitura, mas com o passar dos dias e após algumas adaptações a aula tornou-se prazeirosa e participativa.

    2- Muitos alunos não tem acesso a internet então procuro trazer impressos para a sala de aula que contenham imagens e outros exemplos realacionados com os temas da proposta, assim os alunos interagem uns com os outros e trocam opiniões realacionando o conteúdo com as situaçõs vivenciadas no dia a dia.

    ResponderExcluir